sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Um 2013 bem cool pra vocês!





Bom, pensei muito no que iria escrever para a coluna neste final de ano. Fiz listas e mais listas, e por incrível que pareça, não consegui chegar a nenhum consenso comigo mesma! Sim de fato, como qualquer jovem numa busca incessante pela perfeição, cheguei à conclusão que irei discorrer sobre algo totalmente diferente do planejado para essa página.
Pensei em falar sobre os 110 anos de Drummond, Rock in Rio, Holograma dedicado ao Cazuza, José Saramago, sobre alguns lançamentos da sétima arte... Mas convenhamos, vai ficar muito melhor tudo isso junto para 2013 né? Então vamos lá!
O que eu quero dividir com os leitores deste blog nesta última sexta-feira no ano, é o que se espera de melhor para o ano que está chegando.  Recentemente fui apresentada a uma coluna que indico para todos, é do jornalista e editor-chefe da Revista Época Ivan Martins. Ivan escreve semanalmente para o portal, mais precisamente todas às 4ª feiras e fala sobre algo que adoro prosear: relacionamentos. E foi na última publicação do jornalista que tirei inspiração para falar do ano de 2012 e fazer uma pequena passagem para o que se espera em 2013.
Vou repetir a mesma pergunta que ele faz em sua matéria: O que você deseja? É, o que você almeja para o ano que se inicia? Para muitos, 2013 promete ser bem melhor do que foi 2012 afinal, muitas coisas ruins marcaram o ano, cujo foi dito que acabaria no dia 21 de dezembro. Superstição pura, ora bolas!  Realmente, foi um ano tenso, como costumo dizer. Tão tenso, que é com muito pesar que preparo a coluna com a notícia do falecimento de dois familiares de pessoas que gosto muito. Mas, enfim, a vida continua. E 2013 está aí! Doidinho para bater à porta!
Falando no Ivan, na sua publicação ele diz assim: "Sempre tive a sensação de que a vida era um grande improviso e que planejar era uma forma de trapaça. Não gostava, e ainda tendo a não gostar, de artificialidades, e o planejamento me parecia uma delas. Meu lema no amor e na vida era que as coisas tinham que acontecer com naturalidade. Olhava com uma ponta de desdém para as pessoas minuciosas que se obstinavam em arquitetar a conquista de coisas, posições e pessoas. Sentia que elas não tinham entendido a essência espontânea da vida, que eu já captara. Como eu disse, essa sensação mudou". Parece até letra de música né?! Sobre relacionamentos, o meu desejo para o novo ano é realmente o cuidado com eles, com as pessoas. Acho que não há mais nada que eu deseje, além disso. Quando cito o verbo relacionar, cito também a forma que devemos tratar o outro: com respaldo, atenção, sem egoísmo. Tratar de uma forma que o outro se sinta acolhido, que transpareça confiança.
Boa parte desse ano foi tão subjetiva justamente referente ao tratamento com o outro. Felizmente ou infelizmente, na minha opinião é infelizmente – as pessoas perderam o cuidado, o toque, trocaram todo aquele ato gostoso de contato pela tecnologia. Isso se vê a quilômetros de distância. Vê-se, principalmente pelas redes sociais (ainda irei escrever sobre elas - está na minha lista).  Então, o que desejo para 2013 além de todo aquele clichê de paz, amor, saúde e dinheiro é o cuidado com o próximo. Não existe algo mais prazeroso do que estar ao lado de pessoas que amamos, seja nossa família, amigos, os companheiros. Pena que tudo isso está se perdendo, gradativamente.
E o meu desejo é este! Cuidado com o próximo, com os gestos, ao falar, ao amar, com as palavras, paciência ao ouvir, ao gesticular. Sentimento é tudo! Por falar em sentimento, deixo aqui uma passagem de um escritor que sou apaixonada, Mario Quintana. Em poucas palavras, Quintana conseguiu resumir todo este desejo: “No fim tú hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar. Um estribilho antigo, um carinho no momento preciso, o folhear de um livro de poemas, o cheiro que tinha um dia o próprio vento”.
Ah, uma dica para 2013 leiam Ivan Martins! E se alguém tiver alguma sugestão para a coluna além da minha imensa lista, podem me enviar. Prometo que no ano que vem serei mais minuciosa com o tempo. É isso aí! Um 2013 bem cool pra vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário